Projetos


                                      
  Semana Pedagógica
            2012


24 à 27: Limpeza e Ornamentação
28/02: Oração
            Boas vindas com musicas e chocolate
            Texto- Folha em branco
            Apresentação do calendário de 2012
            Dinâmica- Folha de revista
            Leitura do PTA 2012
            Lanche 09h30min
            10h00min: Leitura e entendimento das diretrizes curriculares nacionais para educação infantil
‘           11h30min: saída
            Almoço
            01h30min: Retorno
            Dinâmica do abraço
            Elaboração do plano de curso
            Lanche
            Texto do hino do otimismo





29/02: Oração
            Leitura e discussão do plano de curso
            Apresentação do projeto das diretrizes
            Debates
01/03: Bom dia
Oração
Lembrancinha do primeiro dia        
Elaboração dos projetos de sala
Adaptação do berçário I
Lanche
Projeto segurança em sala II
Projeto contação de história            
Projeto mensal São José
            Encerramento texto, música e historia
02/03: Planejamento semanal
05/03: Inicio das aulas


                                                              





                                                                              


                                    PLANO ANUAL DE TRABALHO
                                                 
                                                              APRESENTAÇÃO

              O CEI Ver. Getúlio Granjeiro Pereira com o núcleo gestor tem como o objetivo elaborar o PTA para contribuir nos trabalhos pedagógico da escola proporcionar o acesso a novos conhecimentos atitudes e habilidades inerentes a adura missão de educar. Juntamente com a equipe de professores elaboram para 2012 projetos a serem desenvolvido na busca de uma melhor qualidade de ensino de ensino firmado parceria a secretaria, comunidade, famílias visando alcançar objetivos proposta para uma aprendizagem qualitativa satisfatória no processo da escrita, leitura critica, consciente aperfeiçoando as metodologias, didáticas na educação infantil.

                                                       OBJETIVOS GERAIS

·         Desenvolver através de projetos a linguagem oral e escrita dos alunos promovendo junto a equipe e comunidade a realização da execução dos projetos.
·         Garanti subsídio na realização dos projetos desenvolvendo a potencialidade artística e cultural através da poesia, contos, filmes e novelas para apresentação perfeita nas culminâncias de cada projeto elaborado buscando a parceria com a família sempre como platéia na apresentação dos filhos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Elevar a auto-estima através de historia e musicas e dinâmica para melhorar sua capacidade de se comunicar de conviver e de respeitar as diferenças
·         Estimulas nos alunos valores atitudes e comportamento
·         Resgatar a tradição da arte de contar historia
·         Buscar melhoria na aprendizagem através dos projetos
·         Promovera diversão e o lazer nos espaços escolares publico
·         Garantir que todos os projetos sejam realizados com êxito
·         Despertar nos alunos o gosto pela apresentação em publico na leitura, no coral e na poesia.

CRONOGRAMA

            Fevereiro
·         Semana Pedagógica
24 e 27 organização e decoração das salas
28/29/01/02 proposta pedagógica, projetos, planejamento e PTA e plano de curso
            Março
·        Inicio das aulas
·        Projeto: Adaptação ao Berçário I
·        Projeto: Segurança em Sala de Aula II
·        Projeto São José
·        Projeto de leitura
·        Reunião de pais e mestres 30/03/2012
·        Planejamento 02/032012


            Abril
·         05/04 Recesso
·         06/04 Paixão de Cristo
·         08/04 Páscoa
·         13/04 Planejamento
·         18/04 Dia do livro
·         19/04 Dia do índio
·         21/04 Tiradentes
·          Projeto Tiradentes
·         Projeto Coral
·         Projeto Índio
·         Projeto Contação de História







Maio

·        01/05 Dia do trabalho
·        Projeto homem que trabalham cidadãos
de bens.
·        04/05 Planejamento
·        Segundo domingo dias das mães
·        Projeto Coral
·        Projeto Hinos
·        Projeto Coroa Maria
·        19/05 Sábado letivo comemoração dia das mães
·        28/05 Reunião de pais e mestre
·        31/05 Coroação de Nossa Senhora
  

Junho
·        01/06 Planejamento
·        07/06 Corpus Cristo
·        Projeto rainha do milho projeto origem das quadrilhas
·        Projeto dançar faz bem
·        28/06 Festa (rainha e quadrilha)
·        29/06 Encerramento do primeiro semestre

           Julho
·         Férias


Agosto
·        01/02 Inicio do segundo semestre
·        03/08 Planejamento
·        06/08 Início das aulas
·        Projeto Soldado
·        Projeto Folclore


Setembro
·        03/09 Reunião de pais e mestre
·         06/09 Planejamento
·         07/09 Dia da Pátria (feriado)
·         Projeto Pátria
·         Projeto Romaria de Juazeiro


Outubro

·         05/10 Planejamento
·         12/10 Dia de Nossa Senhora Aparecida
·         12/10 Dia das Crianças
·         15/10 Dia do Professor
·         Projeto Criança e Festa
·         Projeto a Padroeira do Brasil

                 Novembro
·         01 e 02/11 Recesso e Feriado
·         09/11 Planejamento
·         15/11 Feriado
·         16/11 Reunião de Pais e Mestres
·         Projeto Ação de Graça
·         Projeto República
·         Projeto Respeito às Diversidades

Dezembro

·         07/12 Planejamento
·         24/12 Recesso
·         25/12 Natal
·         31/12 Recesso do Ano Novo Projeto Confraternização Natalina

Janeiro /2013

·         01/01/2013 Feriado
·         02/01/2013 Planejamento
·         Projeto Ano Novo
·         22/01/2013 Encerramento do Ano Letivo de 2012.
·         23 a 31/13 Recesso

Fevereiro de 2013

·         01 a 23 Recesso
·         12/02 Carnaval
·         25/02 Inicio do Ano Letivo de 2013


 




















PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA


IMPLANTAÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA BIBLIOTECA











Juazeiro do Norte – CE
19/03/2012

PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA






IMPLANTAÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA BIBLIOTECA





Elaboradora: Zilda Maria Lima de Matos
Executora: Expedita Lucivanda
Digitadora: Marcilene






























“O tempo é que manda, a gente obedece, viajamos no tempo  através da história.”
Zilda Maria Lima de Matos
 




APRESENTAÇÃO

Pretende-se com este projeto implantar a contação de história no CEI Ver. Getúlio Grangeiro Pereira, situada no Conjunto Almino Loiola, resgatando ações a serem desenvolvidas enfatizando que a fantasia, a imaginação tem importância fundamental para a criança compreender a infância. Ouvir e contar história é uma atividade para desenvolver o emocional da criança, que aprende a se organizar, socializar além de auxiliar no processo aprendizagem, por isso os contos de fadas são considerados um instrumento pedagógico prazeroso na construção de seus conhecimentos e reflexão e interpretação oral.
















JUSTIFICATIVA

As histórias sempre fascinam o ser humano nas palavras dita ou escrita de um bom narrador. Os episódios adquirem vida nos dias atuais, a educação infantil precisa esta em constante inovação para a motivação do processo ensino-aprendizagem.







                                                                                                                                 











                                        OBJETIVO GERAL

                     Organizar um projeto de contação de história, buscando a motivação para aprendizagem através da fantasia, dos contos, dos livros de história ouvindo com prazer.


















OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø  Despertar o gosto pelos os livros;
Ø  Estimular os alunos para a interpretação oral;
Ø  Resgatar a tradição da contação de história;
Ø  Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os alunos;
Ø  Promover a diversão e o laser nos espaços da biblioteca;
Ø  Ampliar as ações da escola a comunidade promovendo apresentação escolar.  
















DESENVOLVIMENTO

A proposta de trabalho do projeto para a contação de história está baseada em momentos de atividades a serem desenvolvidos na biblioteca, onde o trabalho será utilizado a tradição da palavra falada com atividade lúdicas atrativas, com ações para proporcionar aos ouvintes oportunidades de ler por prazer e compartilhar as histórias com os amigos.


















AÇÕES

Ø  Organizar rodas de Leitura;
Ø  Dramatizar histórias;
Ø  Momentos de Leituras livres;
Ø  Apresentação do teatro de fantoche;
Ø   Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
Ø  Apresentação de painéis de leitura;
Ø  Organizar a hora do conto com personagens caracterizados;
Ø  Desenho livre;
Ø  Exposição de livros.















CLIENTELA PÚBLICO ALVO

Ø  Corpo Docente
Ø  Corpo Discente
Ø  Família








RECURSOS HUMANOS


Ø  Professor e Direção
Ø  Comunidade Familiar
Ø  Comunidade Escolar









RECURSOS MATERIAIS

Materiais Permanentes

Ø  Caixa de Som
Ø  Microfone
Ø  Micro System
Ø  Livros
Ø  Biblioteca
Ø  Fantoches
Ø  Mesas
Ø  Cadeirinhas
Ø  Fantasias
Ø  Baú Tesouro



RESPONSABILIDADES E PARCERIAS

CEI. Ver. Getúlio Grangeiro Pereira
Sec. De Educação
Família
Comunidade
C.C.D.S.





AVALIAÇÃO

Com este projeto em prática, podemos afirmar resultados que se conclui que a partir das discussões teórica essas atividades serão importantes para desenvolver o hábito e o interesse pela leitura, envolvendo a todos neste processo, onde a criança aprende de forma aberta com autonomia, construtivista do interacionismo.


                                                                                           





                                                                    PROJETO LEITURA
OBJETIVO
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.

ATIVIDADES
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

Sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra do autor;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.







INTRODUÇÃO

Sabemos que nem sempre contar histórias infantis nas creches e escolas de ensino fundamental é uma prática estimulada e valorizada, de modo que os alunos ouçam histórias, ou seja, o próprio professor pode não valorizar histórias infantis e isso, então, irá levá-los a crescer com essa desvalorização dos contos. Também os futuros professores podem revalorizar a contação de histórias, mostrando que isso é muito importante no desenvolvimento da criança. Com essa atividade, ela usa a sua imaginação, ou seja, cria seu próprio mundo, o das fantasias. O professor pode alcançar muitos objetivos por meio dela, pois ler histórias para criança é uma atividade prazerosa, com a qual poderá fazê-la expressar suas próprias percepções de mundo.
Levar o faz de conta até as crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que de acordo com as possibilidades vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada história.
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. A literatura infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras, se divertirem, seja através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada. O objetivo geral da pesquisa é ampliar o espaço da contação de história nas escolas, no trabalho efetivo dos professores, pois ela ajuda muito no aprendizado da criança, que precisa de imaginação para constituir-se com liberdade. Os objetivos específicos foram: pesquisar várias formas para contar histórias, buscando despertar nos alunos o prazer ela leitura, proporcionar meios divertidos e atraentes para contá-las através de fantoches, dramatizações e cenários coloridos proporcionando momentos de descontração que, na verdade, estabelecem a ligação entre aquilo que é real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas. Concluímos que a contação de história é uma forma criativa para qualquer criança aprender por meio de uma atividade prazerosa, em que poderá expressar sua percepção de mundo.


DESENVOLVIMENTO

O projeto foi iniciado em Agosto de 2009, ocorreram reuniões com acadêmicos do 4º semestre de Pedagogia, e a professora orientadora do projeto, através de estudo de temas específicos sobre a iniciação do leitor na Educação infantil. Na primeira etapa do projeto as reuniões ocorreram semanalmente, foram discutidos os temas, relatando a prática de leitura desenvolvida pelas professoras das escolas e creches e a reação dos alunos mediante as histórias contadas. Também durante as reuniões os integrantes do projeto receberam orientações teóricas para fundamentação do tema com a leitura de alguns livros infantis para seleção do que trabalhariam na prática. Após a escolha dos livros, iniciamos o processo de construção de matérias, acessórios e composição de personagens que seriam levados as escolas e creches posteriormente para compartilhar a experiência entre as docentes.
Na segunda etapa, levamos as histórias para escola municipal Albino Biachi no dia 24/11/2009 onde encenamos as três histórias estudas para alunos dos 2º anos e 2ª séries do ensino fundamental, as palavras da coordenação e direção foram; Foi uma manhã de magia e encantamento, na CEMEI Vila Nova, a contação aconteceu para todos os alunos, sem exceção desde o berçário até o jardim, e mais uma vez sentimos toda a influencia das histórias através dos olhinhos atentos, questionamentos, e emoções demonstradas pelas crianças. Para finalizar essa etapa, apresentamos nossa contação na APAE - Escola de Educação Especial de Apucarana no dia 28/11/2009, e por solicitação da coordenação precisamos repetí-la nos períodos da manhã e tarde, visto que para crianças no processo de alfabetização especial as histórias são um aliado de grande valia.
Machado (2002) afirma que não explorar a literatura desde cedo com as crianças é uma tolice, pois permite que a criança adquira o gosto pela leitura podendo viajar de diversas maneiras para infinitos lugares, dando margem a imaginação das crianças. Portanto para que as crianças em iniciação hoje e para que os adultos de amanhã tenham gosto pela leitura, é preciso iniciar desde cedo à leitura, tanto em casa nas famílias quanto na Educação Infantil. As apresentações das equipes nas instituições se deram com utilização da tenda da fantasia, devidamente ornamentada por todo material produzido durante o projeto, com a contação de histórias direcionada para o público da instituição, e com a doação de alguns livros de histórias infantis dos temas trabalhados. Nas histórias apresentadas, Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, O gato de Botas de Charles Perrault e Os músicos de Bremen dos Irmãos Grimm perceberam que o grande fascínio da leitura é ser transportados para outra realidade, bem como a descoberta de que as características do personagem são iguais as do leitor e, portanto pode fazer com que o leitor vendo as atitudes do personagem tão parecido com ele, mas distante pela ficção e tempo, compreenda as suas próprias atitudes, levando o leitor a uma experiência e vivência. Machado (2002) vê a leitura também como uma brincadeira infantil, afinal segundo ela quando as crianças passam pelas viagens fictícias elas brincam de faz-de-conta. Por sua vez, Amarilha (2004) discute a importância da literatura na formação cognitiva, linguística, comunicativa e psicológica da criança. Argumenta a necessidade de implementar práticas pedagógicas prazerosas e regulares, como contar e ler textos dos contos de fadas, para assegurar uma relação escolar bem- sucedida, visto que a leitura é ferramenta instrumental na cultura brasileira.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo, bem como nas reuniões de estudo aqui relatadas, enfatiza-se que a fantasia, a imaginação, tem importância fundamental no desenvolvimento da criança e que compreender a infância, é defender que cada criança é única e que possui formas de pensar e agir diferentes dos adultos. Ouvir e contar histórias é uma atividade que dentre outras, pode desenvolver o emocional da criança, ajudá-la a se organizar e socializar além de auxiliá-la no processo de alfabetização.Assim os contos de fada são considerados um instrumento pedagógico prazeroso e de grande auxílio no processo de construção da aprendizagem da criança.Concluí-se que o grupo de estudo aqui apresentado é um recurso valioso na formação dos acadêmicos, especialmente por proporcionar aos sujeitos envolvidos a possibilidade de ampliar seus conhecimentos na área além de levá-los a refletir sobre a prática vivenciada.




 J U S T I F I C A T I V A


As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para um outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.

A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.

Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?

As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que , ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando , assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).

O B J E T I V O

Objetivo Geral:

Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, através da leitura e contação de histórias.

Específicos:
  • Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos literários;
  • Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da poesia, contos, novelas, etc.
  • Elevar a auto-estima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
  • Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos;
  • Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
  • Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os membros do grupo de contadores de histórias;
  • Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos.
A Ç Õ E S

  •   Organização de roda de leitura;
  •   Dramatizações de história;
  •   Momento de leitura livre;
  •   Apresentação do teatro de fantoche;
  •   Utilização de um banco de personagens para contação;
  •   Organização de oficinas de artes – confecção de elementos da narrativa;
  •   Exposição de livros;
  •   Momento de desenho livre;
  •   Apresentação com mímicas e músicas;
  •   Reconto de histórias;
  •   Montagem de varal literário;
  •   Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
  •   Apresentações de painéis de leitura;
  •   Concurso de leitura (reconto e produção de poemas);
  •   Organização da hora do conto com personagens caracterizados;
  •   Exposição do mural de poesias;
  •   Realização da caravana da alegria e da caravana do natal;
  •   Arraial da leitura.

P R O C E D I M E N T O S      M E T O D O L Ó G I C O S
A proposta de trabalho do Projeto Contadores de Histórias está dividido em duas etapas: no primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas na Biblioteca Infantil do Centro Cultural, onde as escolas poderão trazer os alunos para participarem das ações de leitura contidas na programação. No segundo momento, os contadores de histórias visitarão as escolas e outras instituições do município.

O trabalhos dos contadores fundamenta-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista, será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.

A V A L I A Ç Ã O

Durante as apresentações observando:
  • Envolvimento do público;
  • Solicitações das escolas;
  • Exposição das opiniões;
  • Atitudes e comportamentos relacionados a busca de mais leitura.






Projeto contação de histórias para crianças  

Objetivos:
Organizar e participar de um projeto de contação de histórias

Primeira etapa:

  • Pesquisar, ler e escolher a história a ser contada. Treinar a leitura da mesma e se organizar para a construção do cenário e personagens.
  • Fazer a escolha da história procurando aquela que se identifique com seus valores pessoais que incite a sua imaginação e que lhe dê prazer.
  • Estudar a história procurando ler atentamente para saber de cor toda a trama, tendo com clareza na mente o esquema geral.
  • Apreender aspectos principais de cada uma das partes da história (introdução, enredo, ponto de culminância e desfecho).
  • Contar a história para si mesmo em voz alta, de preferência diante do espelho.
  • Treinar a entonação de voz adequada, dramática, porém, com boa dicção, dar voz própria a cada personagem e controlar o tom de voz a passar sentimentos de calma, segredo, medo, atenção e etc.
  • Reler a história no dia em que for contá-la e repassar os pontos principais alguns minutos antes.

Segunda etapa:
  • Confecção do cenário e personagens da história escolhida.

Terceira etapa:
  • Contar a história usando os recursos pedagógicos lúdicos.
  • Após contar a história, incentivar uma discussão entre as crianças ou aplicar uma atividade que permitam que elas façam algumas reflexões sobre o que foi contado.
  • Relacionar a história ao cotidiano da criança.
  • Trabalhar coma as crianças valores como: alegria, amor, compartilhar, confiabilidade, cooperação coragem, cortesia, disciplina, honestidade, justiça, lealdade, misericórdia, paciência, paz, respeito, responsabilidade, solidariedade, solicitude, tolerância entre outros.










                                                       











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