Projeto Político Pedagógico


PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO





PREFEITO: MANOEL RAIMUNDO SANTANA NETO



CHEFE DE DIVISÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARIA EDILEUSA MORAIS SOARES




PROPOSTA
 PEDAGÓGICA


EDUCAÇÃO COM AÇÃO E QUALIDADE










CEI VEREADOR GETÚLIO GRANGEIRO PEREIRA





JUAZEIRO DO NORTE-CE
2011/2012



IDENTIFICAÇÃO

     CEI VEREADOR GETÚLIO GRANGEIRO PEREIRA


LOCALIZAÇÃO

RUA: CÍCERA PATRÍCIA DA COSTA, 450

BAIRRO: LEANDRO BEZERRA

CIDADE: JUAZEIRO DO NORTE-CE

ELABORADORES E COLABORADORES


DIRETORA ADMINISTRATIVA
ZILDA MARIA LIMA DE MATOS

SECRETÁRIA ESCOLAR
VERIDIANA MENDES MARCELINO LIMA





CORPO DOCENTE


ANA MARIA LEITE SILVA
ANTONIA SIMÉRIO SOUSA
CÍCERA GABRIEL FELIX
CRISTIANE OLIVEIRA COSTA
EXPEDITA LUCIVANDA NOGUEIRA RODRIGUES
FRANCISCA MARCILENE BESSA CARDOSO FEITOSA
GILBERLÂNIA VALE MEDEIROS
HÉLVIA FERREIRA SOARES
LÚCIA DE SOUSA NASCIMENTO
MARIA GLÁUCIA MEIRA DA SILVA












FUNCIONÁRIOS (PROFESSORES AUXILIARES)


MARIA DA PENHA XIMENES
ROBERTA JOSEANA LEITE SILVA
SANDRA MARIA RIBEIRO
SÉRGIO ALVES CIPRIANO
SILVIA EDYNÁGELA LIMA DE MATOS
TEREZINHA FREITAS FELISITRO
VALÉRIA JAMILLE NOGUEIRA SOARES


FUNCIONÁRIOS (ASG)


DORACI DOS SANTOS SILVA
FRANCISCA NILDA SANTANA
MARIA DE LOURDES DO NASCIMENTO
MARIA DO SOCORRO FERREIRA ALMEIDA


MERENDEIRAS


MARIA SILVA DE ALMEIDA
RAIMUNDA FELICIANO SILVA NUNES


PORTEIROS


FRANCISCO ALVES DE FRANÇA
GERALDO LUIZ DOS SANTOS


VIGILANTES


ANTÔNIO VICENTE DE OLIVEIRA
JOSÉ CLAÚDIO DE SOUSA


COLABORADORES


ADRIANO GOMES
FRANCISCA GREGÓRIO OLIVEIRA (CONS. DE SAÚDE)
LUIS GERALDO DOS SANTOS
MARIA DA SILVA SANTOS

NÍVEIS DE MODALIDADE DE ENSINO


INFANTIL I
INFANTIL II
INFANTIL III
INFANTIL IV
INFANTIL V






























“AS PESSOAS QUE VENCEM NESTE MUNDO SÃO AS QUE PROCURAM AS CIRCUNSTÂNCIAS DE QUE PRECISAM E QUANDO NÃO AS ENCONTRAM AS CRIAM”


BERNAND SHAW                                       












JUSTIFICATIVA


      Elaborar este documento com respalde que possamos trabalhar e desenvolver proposta, buscando melhorias com trabalho consciente para formação de cidadãos críticos, participativos e democráticos.
      Este documento de trabalho visa estimular a criança a se expressar com desembaraço, fazendo-se entender e satisfazer seus anseios e pretensões, elaborando com novas metodologias voltadas para a área pedagógica, atendendo, contribuindo, centralizando e proporcionando as nossas crianças a encontrarem caminhos na construção de sua autonomia e identidade em uma sociedade qualificada e igualitária, abordando novos conceitos, atualizando-se e buscando abrilhantar novos passos para uma educação com ação e qualidade.




IDENTIFICAÇÃO

     CEI VEREADOR GETÚLIO GRANGEIRO PEREIRA


LOCALIZAÇÃO

RUA: CÍCERA PATRÍCIA DA COSTA, 450

BAIRRO: LEANDRO BEZERRA

CIDADE: JUAZEIRO DO NORTE-CE

ELABORADORES E COLABORADORES


DIRETORA ADMINISTRATIVA
ZILDA MARIA LIMA DE MATOS

SECRETÁRIA ESCOLAR
VERIDIANA MENDES MARCELINO LIMA





CORPO DOCENTE


ANA MARIA LEITE SILVA
ANTONIA SIMÉRIO SOUSA
CÍCERA GABRIEL FELIX
CRISTIANE OLIVEIRA COSTA
EXPEDITA LUCIVANDA NOGUEIRA RODRIGUES
FRANCISCA MARCILENE BESSA CARDOSO FEITOSA
GILBERLÂNIA VALE MEDEIROS
HÉLVIA FERREIRA SOARES
LÚCIA DE SOUSA NASCIMENTO
MARIA GLÁUCIA MEIRA DA SILVA












FUNCIONÁRIOS (PROFESSORES AUXILIARES)


MARIA DA PENHA XIMENES
ROBERTA JOSEANA LEITE SILVA
SANDRA MARIA RIBEIRO
SÉRGIO ALVES CIPRIANO
SILVIA EDYNÁGELA LIMA DE MATOS
TEREZINHA FREITAS FELISITRO
VALÉRIA JAMILLE NOGUEIRA SOARES


FUNCIONÁRIOS (ASG)


DORACI DOS SANTOS SILVA
FRANCISCA NILDA SANTANA
MARIA DE LOURDES DO NASCIMENTO
MARIA DO SOCORRO FERREIRA ALMEIDA


MERENDEIRAS


MARIA SILVA DE ALMEIDA
RAIMUNDA FELICIANO SILVA NUNES


PORTEIROS


FRANCISCO ALVES DE FRANÇA
GERALDO LUIZ DOS SANTOS


VIGILANTES


ANTÔNIO VICENTE DE OLIVEIRA
JOSÉ CLAÚDIO DE SOUSA


COLABORADORES


ADRIANO GOMES
FRANCISCA GREGÓRIO OLIVEIRA (CONS. DE SAÚDE)
LUIS GERALDO DOS SANTOS
MARIA DA SILVA SANTOS

NÍVEIS DE MODALIDADE DE ENSINO


INFANTIL I
INFANTIL II
INFANTIL III
INFANTIL IV
INFANTIL V










































     































“AS PESSOAS QUE VENCEM NESTE MUNDO SÃO AS QUE PROCURAM AS CIRCUNSTÂNCIAS DE QUE PRECISAM E QUANDO NÃO AS ENCONTRAM AS CRIAM”


BERNAND SHAW                                       












JUSTIFICATIVA


      Elaborar este documento com respalde que possamos trabalhar e desenvolver proposta, buscando melhorias com trabalho consciente para formação de cidadãos críticos, participativos e democráticos.
      Este documento de trabalho visa estimular a criança a se expressar com desembaraço, fazendo-se entender e satisfazer seus anseios e pretensões, elaborando com novas metodologias voltadas para a área pedagógica, atendendo, contribuindo, centralizando e proporcionando as nossas crianças a encontrarem caminhos na construção de sua autonomia e identidade em uma sociedade qualificada e igualitária, abordando novos conceitos, atualizando-se e buscando abrilhantar novos passos para uma educação com ação e qualidade.


       
 
HISTÓRICO ESCOLAR


     O Centro de educação infantil do conjunto Almino Loyola teve sua construção iniciada na gestão do prefeito Mauro Sampaio.
     Em 2001 foi retomada a construção e totalmente equipada sob a administração do Prefeito Carlos Cruz, o nome dado ao CEI foi uma homenagem ao cidadão de Juazeiro Getúlio Grangeiro Pereira, pelos serviços prestados a comunidade. O mesmo foi inaugurado em 2002 tendo como coordenadora Marília Magda Borges atendendo a 90 crianças numa matrícula inicial em 4 turmas no período matutino. O CEI fechou a matrícula final com 106 alunos.
     No ano de 2005 com a nova gestão do Prefeito Raimundo Macedo, o CEI passa para EMEI Escola Municipal de Educação Infantil com a coordenação da auxiliar de professora Viridiana Mendes Marcelino Lima, funcionando nos turno matutino e vespertino com um total de 160 crianças do maternal a alfabetização. No ano de 2006, com a saída das alfabetizações para a escola de ensino fundamental a EMEI  volta a funcionar apenas no período matutino com as turmas do maternal ao jardim II, de 03 a 05 anos com uma equipe de professores capacitados, desempenhando um excelente trabalho, a EMEI volta a funcionar nos períodos matutino e vespertino, ganhando uma ampliação em 2008 de duas salas de berçário.
     No ano de 2009, com a gestão do Prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto, sobre a administração da professora Zilda Maria Lima de Matos, passou a funcionar tempo integral as duas salas de berçários com crianças de 01 ano a 02 anos e 06 meses, distribuído entre seis professoras e duas auxiliares de professor capacitadas para execução do trabalho.
     Desde 2009 estamos realizando o sonho das mães que trabalham fora e deixam seus filhos na certeza de total segurança, trabalhando com tranqüilidade, pois a nossa preocupação é desenvolver um trabalho de qualidade, assistência e competência para com as famílias, atende do infantil I ao infantil V, com um total de 165 crianças nas faixas etárias de 01 ano até 05 anos de idade.
     Assim mais uma vez a nossa EMEI passa novamente para CEI Vereador Getúlio Grangeiro Pereira e todos juntos pelo mesmo objetivo, o bem estar das nossas crianças e o compromisso com as famílias que residem na comunidade e áreas circunvizinhas.
     A educação infantil de 01 a 05 anos tem crescido bastante nos estabelecimentos de ensino, pois essa educação ajuda principalmente aos pais que trabalham fora.
     A criança forma sua inteligência no seu nascimento e todos sabemos verdadeiramente que a criança precisa de oportunidade e de profissionais capacitados para o seu desenvolvimento intelectual. Se esse período for descuidado, a criança perde seu potencial humano.
     O período crucial para a formação das emoções sociais é de 0 a 2 anos para o desenvolvimento do vocabulário e para a capacidade do raciocínio lógico.
     É necessário que o profissional seja capacitado na área de educação para habilidade educacional da criança pequena, porque se exige uma atenção especial a formação humana na gestão dos valores e das habilidades específicas para tratar os seres tão abertos ao mundo.  
      A parte principal do diagnóstico é analisar as condições de vida e desenvolvimento das nossas crianças, diariamente é nossa meta maior.
      Ao observar o bairro e sua realidade socioeconômica de nível médio distribuídos em trabalhadores do poder público, privados e autônomos, podemos verificar um contraste cultural nas pessoas que seguem estilos de vida diferentes, muitas vezes de acordo com o seu padrão de vida, contamos com assistência médica e educacional pública municipal abrangente a toda população, não esquecendo os empregos que são oferecidos a população através da reciclagem, calçados e comércios presentes no local, podemos também enxergar uma influência bastante forte na religiosidade, concluindo assim que o bairro é auto-sustentável e tem uma base cultural razoável que se completa para o seu desenvolvimento.
      Trabalhando sempre a família na escola, temos o prazer de alcançar os objetivos propostos fechando o nosso senso 2011 com 181 crianças.       







OBJETIVOS GERAIS


Ø  Buscar o sucesso do aluno no CEI com a participação da família e da comunidade, favorecendo um maior engajamento para uma qualificação na aprendizagem garantindo o exercício da cidadania plena.

Ø  Garantir e apoiar a orientação e o acompanhamento das crianças pelos pais, estimular as iniciativas formais e informais destacando alunos, professores, funcionários, escola e comunidade visando o desenvolvimento ético e moral.

Ø  Procurar meios para que os desafios lançados na proposta sejam alcançados com êxitos satisfazendo assim os anseios da comunidade.










  


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø  Incentivar a ética moral e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem, melhorar o planejamento, o relacionamento disciplinar: aluno/professor/funcionários e comunidade.


Ø  Buscar melhorias através de livros didáticos e internet.


Ø  Manter o mesmo professor por todo o ano letivo.

Ø  Despertar os alunos para a leitura no trabalho de manusear o livro em sala de aula orientando os pais a incentivá-los.

Ø  Desenvolver atividades lúdicas e culturais beneficiando os alunos através de conhecimentos apresentados em culminância.

Ø  Buscar capacitação qualificada para professores junto à coordenadoria infantil ao menos 02 vezes ao ano.

Ø  Respeitar a cultura religiosa.

Ø  Atendimento especial ao berçário para que não haja evasão.

Ø  Reduzir a evasão na pré-escola.

Ø  Favorecendo todo CEI com informações da secretaria.

Ø  Disponibilizar em escala uma hora para cada professor aprender o básico em computação.






REFERENCIAL TEÓRICO

                                 
      A história da educação do CEI VEREADOR GETÚLIO GRANGEIRO PEREIRA, é desenvolvida nas tendências de Vigotsky que defende a idéia de que a criança é introduzida no mundo da cultura por parceiros mais experientes e Wallon que destaca a afetividade como fator determinante para o processo de aprendizagem.




VISÃO


      Quando falamos em futuro, é trabalharmos exatamente com o futuro. Já sabemos exclusivamente que é a criança, então juntos a secretaria de educação, corpo docente, comunidade, conselho tutelar, autoridades políticas e outras parcerias, buscando no sentido de formarmos cidadãos conscientes de que uma educação de qualidade é o alicerce para um futuro garantido.
       Com o desejo de melhoria da vida e da história da comunidade, escolar do CEI Vereador Getúlio Grangeiro Pereira resulta através do compromisso de todos e assim pedimos:
Ø  Gestão democrática
Ø  Melhoria cada vez mais do CEI
Ø  Construção de um espaço recreativo e festivo
Ø  Curso de relações humanas
Ø  Construção do muro do CEI




 
PROPOSTA PEDAGÓGICA


       Considerando a lei de Diretrizes e Bases- 9394/96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o CEI Vereador Getúlio Grangeiro Pereira, se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária de 01 a 05 anos, atendida pela educação infantil.
       Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também as possibilidades de aprendizagens que apresentam nas diferenças faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
       Junto da atual gestão, pais e comunidade a sua proposta pedagógica que dentro dos cordiais objetivos e realidade busca uma melhoria no trabalho e interesse no fazer pedagógico pensando a sua ação educativa.
       Esta proposta é um instrumento que indica o rumo, o direcionamento que o CEI deverá tomar para cumprir da melhor maneira possível, intenções educativas voltadas ao desenvolvimento bio-psicosocial e cognitivo da criança dentro da realidade vivenciada.
       O mesmo fica aberto a mudanças no acompanhamento, envolvendo todos na educação das crianças, firmando parcerias, escolas, famílias, saúde, igreja e comunidade com respalde que possamos trabalhar desenvolver propostas buscando melhorias e trabalho consciente, participativo e democrático. 



 
PROPOSTA CURRICULAR


       Não há proposta curricular sem conteúdos são, sobretudo, no desenvolvimento dos conteúdos que se podem perceber as concepções, as posturas e a corrente teórica que cada unidade trabalha o currículo.
       Partindo de uma concepção sócio-interacionista do desenvolvimento infantil e considerando a criança como cidadã, com plenos direitos de participar de ambientes estimuladores para seu desenvolvimento e de construir significações e forma cada vez mais complexas de sentir e pensar.
      O planejamento curricular deve explicitar a fundamentação teórica e as alternativas de estruturação do ambiente de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, incluindo a organização do espaço físico social.
      O coletivo de profissionais deve atuar de forma unificada a partir de objetos comuns, com um grau elevado de maturidade, com o projeto político pedagógico projetado e executado pelos os profissionais da escola ou unidade.
      Entretanto, acredito que a importância dada a formação dos profissionais da educação infantil mantém relação com a valorização destes profissionais e o reconhecimento de sua responsabilidade social na construção de uma sociedade mais democrática, mais justa e igualitária. Sabe-se, contudo, que suas conquistas são alcançadas, sobretudo pelo desenvolvimento de propostas responsáveis, que caminhem para a transformação social.
       Acreditamos, portanto, que os direitos fundamentais das crianças devem ser à base de toda e qualquer proposta educacional para as crianças pequenas.




 
MISSÃO


        Missão já se quer dizer compromisso e compromisso quer dizer preocupar-se com o bem estar do CEI, é pensar no entendimento, na construção e reconstrução do conhecimento desenvolvendo as capacidades e habilidades pessoais por um caminho, na busca do sucesso coletivo, porém concentrado na realidade do nosso CEI, comunidade e comunidade familiar, vendo o lado da criança e assim proporcionar formação integrada com um aprimoramento maior de cada um.
         Procurar resgatar a identidade conscientizando a importância da socialização e do desempenho a pré-escola para um sucesso garantido no ensino fundamental.






 
METAS



Ø  Promover uma vez por mês atividades pedagógicas com reflexão debates e novas idéias em 80%.

Ø  Integrar professores através de leitura, debates e pesquisas na sua ação pedagógica em 90%.

Ø  Integrar professores/aluno desenvolvendo habilidades nas tarefas diárias pelo menos em 90%.

Ø  Buscar no aluno uma maior participação procurando desenvolvê-los mais na ação pedagógica trabalhando o livro com habilidade em 80%.

Ø  Apresentar atividades realizadas pelo menos uma vez no mês favorecendo sua necessidade de trabalho no lúdico em 80%.

Ø  Buscar sempre a coordenadoria infantil, cursos, capacitações e palestras para engajar sempre o corpo docente.

Ø  Proporcionar atividades religiosas incentivando a integração coletiva.

Ø  Proporcionar o bem estar no ambiente, par assim reduzir a evasão em 95%.

Ø  Professores capacitados, criativos e motivados em 90%.

Ø  Manter o quadro informativo sempre atualizado.

Ø  Dar oportunidade a 100% dos professores a dominarem o computador com segurança. 

ESTRATÉGIA


     Quando falamos em crianças imediatamente pensamos em estratégia e viabilizar nossa estratégia política significa trabalhar com parcerias, corpo docente, família, comunidade, conselho tutelar, autoridades políticas e outras parcerias na busca de formarmos cidadãos conscientes com desejo de melhoria de vida, e de historia da comunidade escolar através de compromisso usando as estratégias de:

Ø  Uma gestão democrática
Ø  Reuniões mensais com pais
Ø  Culminância com participação da família em plenário; trazer cursos para a comunidade
Ø  Comemoração das datas
Ø  Festas, bingos e palestras
Ø  Bazar para arrecadação de fundos para investir no CEI
Ø  Passeatas-prevenção (violência, dengue)











           SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM


           O sistema de avaliação do ensino do CEI VEREADOR GETÚLIO GRANGEIRO PEREIRA, ocorre com acompanhamento contínuo e diário através de relatórios individuais, onde consta nas fichas: nomes; endereço; nome dos pais da criança. Nesta ficha consta diagnóstico da criança, suas melhorias e descobertas diárias na construção do conhecimento.







ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA


      Acompanhamento da proposta é um trabalho altamente minucioso onde deve constar o interesse e a participação de todos os membros, que por ser um trabalho de grupo e o norte do CEI, é para todos um documento que devem ser lidos, debatido, modificado quando necessário e jamais engavetado. Deve por tanto estar à disposição de todos do CEI, pais e comunidade. A partir do acompanhamento já se dá a avaliação por parte de todos os envolvidos o direito de execução e participação.


ORGANIZAÇÃO DO ENSINO





Número de alunos


Infantil I

Infantil II

Infantil III

Infantil IV

Infantil V

20

1 ano a 1 ano e 6 meses





20

2 anos a 2 anos e 8 meses




50



3 anos



36




4 anos


36





5 anos


Ø  Uma vez por mês o dia inteiro é exclusivo para estudo e elaboração de projetos a serem realizados no CEI
Ø  A avaliação se dá através de debates e pesquisas relatando inovar e passar novas idéias.






 
FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS





Nome

Escolaridade
Fundamental I

Data de admissão

Situação funcional

Carga horária



Roberta Joseana Leite Silva

2 grau completo


03/03/10

Temporário

8 horas

Cursando Pedagogia

Sandra Maria Ribeiro

2 grau completo

03/03/10

Temporário

6 horas

Cursando Pedagogia


Silvia Edynágela Lima de Matos

2 grau completo

03/03/10

Temporário

6 horas

Cursando
Administração


Terezinha Freitas Felintro

2 grau completo
contabilidade

03/03/10

Temporário

6 horas

Cursando Pedagogia

Valéria Jamille Nogueira Soares


2 grau completo

03/03/10

Temporário

6 horas










 
FUNCIONÁRIOS EFETIVOS





Nome
Escolaridade fundamental I

Data de admissão

Situação funcional

Carga horária

Doraci dos santos silva

X

17/09/1980

CONTRATO D.A


8 HORAS
Maria de Lourdes do Nascimento Martins

X

01/02/1989

EFETIVO


8 HORAS
Maria Socorro Almeida Ferreira

X

15/01/2007

EFETIVO


8 HORAS
Francisca Nilda dos Santos

X

03/08/1981

CONTRATO D.A


8 HORAS
Raimunda Feliciano Silva Nunes

X

02/09/1998

EFETIVO


8 HORAS
Maria silva de Almeida





8 HORAS









 
RELAÇÃO DO CORPO DOCENTE





PROFESSOR


HABILITAÇÃO

REGISTRO

DISCIPLINA

SÉRIE

TURNO

CICERA GABRIEL FELIX


Magistério

N- 26174 LIVRO 84 FLS. 188


Polivalente

INF. II

M/T

EXPEDITA LUCIVANDA NOGUEIRA


Magistério

N- 19915 LIVRO 32 FOLHA 28

Polivalente

INF. III

M/T

FRANCISCA MARCILENE BESSA CARDOSO FEITOSA


História/Geografia


N- 518 LIVRO 03 FOLHA 259

Polivalente

INF. I

M

LÚCIA DE SOUSA NASCIMENTO


Pedagogia


N-2799

Polivalente

INF. III

T

MARIA GLÁUCIA MEIRA DA SILVA


Magistério/historia
Geografia

N-2024 LIVRO 04 FOLHA 79

Polivalente

INF. IV

T

GILBERLÂNIA VALE DE MEDEIROS


Geografia

N-21037 LIVRO 26 FOLHA 10074

Polivalente

INF. IV

M

ANTONIA SIMÉRIO SOUSA


Geografia

N-9170 LIVRO GCI-12 FOLHA 4586

Polivalente

INF. V


M

CRISTIANE OLIVEIRA COSTA


Magistério



Polivalente

INF. I

T

ANA MARIA LEITE SILVA


Magistério


N-7695 LIVRO 62
FOLHA 55

Polivalente

INF. I/V

M/T


  



 
QUADRO FUNCIONAL EFETIVO



Nome

Escolaridade

Pós graduação

Data de Admissão

Cargo

Situação funcional

Carga Horária

Sérgio Alves Cipriciano

2 grau

Cursando História

14/04/2008

Professor auxiliar


Efetivo

8 horas

Maria da Penha Ximenes

2 grau




09/04/1999

Professor auxiliar


Efetivo

8 horas

Veridiana Mendes Marcelino

2 grau

Gestão escolar

15/01/2007

Professor auxiliar/secretária


Efetivo

8 horas

Zilda Maria Lima de Matos

Superior completo hab. geografia

Gestão escolar

03/02/1998

Professora
Diretora



Efetivo

8 horas



















  

























                                                 
       








  

























                                                 

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